Ferbasa: Fato Extraordinário

2018-07-16T10:39:28+00:00 29/05/2018|Análises de Investimento|

Primeiros impactos da greve dos caminhoneiros

Nossa recomendação para as ações da Ferbasa é de Compra com Preço Justo de R$ 23,00 por ação que sobre a cotação de fechamento de ontem (R$ 19,02) representa um ganho potencial de 20%.

O crescimento das vendas, os bons preços e o elevado retorno com o pagamento de proventos suportam nossa visão positiva para a Ferbasa, mesmo com os problemas decorrentes da greve dos caminhoneiros.

Em conversa com a empresa, concluímos que se o fluxo de transportes voltar ao normal nos próximos dias, as perdas da Ferbasa com a greve serão limitadas, podendo ser compensadas ao longo do ano. Com isso, as expectativas positivas para o resultado de 2018 podem ser mantidas.

Principais pontos discutidos

  • Problemas com a greve:
    • Paralisação de dois fornos produtores de ferro ligas de cromo com baixo carbono, comprometendo totalmente os volumes deste produto
    • Foi interrompida a produção em um forno, de um total de seis, que produz ferro cromo alto carbono
    • A paralisação dos três fornos citados (total de 14 na empresa), se deve à falta de insumos muito específicos (cal virgem e eletrodos)
    • O escoamento dos produtos acabados ficou totalmente paralisado
    • Paralisação de dois fornos produtores de ferro ligas de cromo com baixo carbono, comprometendo totalmente os volumes deste produto
    • A Aperam, principal cliente nacional, parou sua produção
    • Perdas no faturamento em maio poderão ser em parte compensadas já em junho
  • Perspectiva para o resultado do 2T18 ainda é boa, devido ao forte volume das vendas de ligas, exportação de minério e elevação de preços no trimestre (20,3%);
  • Desvalorização do real no 2T18 também é ponto positivo para o resultado do trimestre, dado que a empresa cota seus produtos em dólares, mesmo nas vendas para o mercado interno. A cotação utilizada é a média dos preços do dólar do mês anterior, para o volume vendido no país;
  • Expectativa para os preços de referência do ferro cromo no 3T18 é de pequena baixa;
    Política de pagamento trimestral dos proventos deve ser mantida este ano, mesmo com a aquisição das eólicas;
  • Existe uma proposta para o pagamento de juros sobre o capital a ser examinada pelo Conselho de Administração, a ser discutida em reunião ainda hoje.

Luiz Francisco Caetano, CNPI
lcaetano@planner.com.br
+55 11 2172-2563


Este relatório foi preparado pela Planner Corretora e está sendo fornecido exclusivamente com o objetivo de informar. As informações, opiniões, estimativas e projeções referem-se à data presente e estão sujeitas às mudanças como resultado de alterações nas condições de mercado, sem aviso prévio. As informações utilizadas neste relatório foram obtidas das companhias analisadas e de fontes públicas, que acreditamos confiáveis e de boa fé. Contudo, não foram independentemente conferidas e nenhuma garantia, expressa ou implícita, é dada sobre sua exatidão. Nenhuma parte deste relatório pode ser copiada ou redistribuída sem prévio consentimento da Planner Corretora de Valores.(*) Conforme o artigo 16, parágrafo único, da ICVM 483, declaro ser inteiramente responsável pelas informações e afirmações contidas neste relatório de análise. Declaração do(s) analista(s) de valores mobiliários (de investimento), nos termos do art. 17 da ICVM 483. O(s) analista(s) de valores mobiliários (de investimento) envolvido(s) na elaboração deste relatório declara(m) que as recomendações contidas neste refletem exclusivamente sua(s) opinião (ões) pessoal(is) sobre a companhia e seus valores mobiliários e foram elaboradas de forma independente e autônoma, inclusive em relação à Planner Corretora e demais empresas do Grupo. Declaração do empregador do analista, nos termos do art. 18 da ICVM 483. A Planner Corretora e demais empresas do Grupo declaram que podem ser remuneradas por serviços prestados à(s) companhia(s) analisada(s) neste relatório.