Conheça o mercado de opções

2018-09-03T15:33:12+00:00 14/06/2018|Educacional|

O mercado de Opções foi criado com objetivo de oferecer um mecanismo de proteção ao mercado de ações contra possíveis perdas.

Este instrumento financeiro concede ao investidor o direito de comprar ou vender um lote de ações no preço de exercício (preço pelo qual o titular tem o direito de comprar ou vender ações) até a data de vencimento (último dia em que a opção pode ser exercida). O lançador da opção (investidor vendido em opção) tem a obrigação futura, caso o direito de compra ou venda seja exercido pelo titular.

Sendo assim, a oscilação de toda opção vinculada à cotação de uma ação-objeto, geralmente acompanha a alta ou a baixa na cotação da ação-objeto.

Atualmente, as séries de opções sobre ações vencem mensalmente na terceira segunda-feira do mês e, ao adquirir o direito, o titular pode exercê-lo até a data de vencimento (modelo americano), apenas na data de vencimento (modelo europeu) ou revendê-los no mercado.

Devido ao seu alto nível de oscilação, o mercado de opções representa grande risco ao investidor iniciante.

Vencimento

Dias anteriores ao vencimento:

– Das 10 às 16 horas Bloqueio e Exercício.

Dia do vencimento:

– Das 10 às 11 horas somente Bloqueio.

– Das 11 às 13 horas Exercício e Bloqueio.

São proibidas as aberturas de novas posições e as realizações de day-trade nas séries de opções no dia de vencimento. Sendo assim, a negociação é permitida apenas para o fechamento de posições registradas nos dias anteriores. O cliente que não cumprir essas normas estará sujeito à multa pela Bovespa.

Titulares de opções  têm até 13 horas para exercer ou zerar sua posição. Após esse horário, as custódias em opção da série vencida não terão mais valor.

Lançadores de opções que estiverem fechando suas posições, poderão aproveitar-se do processo de “bloqueio de posição”, disponível apenas através de solicitação junto à nossa mesa de operações.

Vale ressaltar que na semana que antecede o dia do vencimento de opções é quando os investidores lançados em opção são exercidos com maior frequência.

 Exercer opção


É o ato de comprar ou vender as ações.


 Ações – objeto


Ação a qual se refere a opção.


 Preços de Exercício


Preço pelo qual o titular tem direito de comprar ou vender as ações.


Data de vencimento


Último dia em que a opção pode ser exercida.


Lote padrão


Diferenciado.


Titular


É o investidor que compra a opção.


Lançador


Investidor que vende a opção no mercado.


Prêmio


O preço da opção.


Série Opção do mesmo tipo (referente à mesma ação-objeto), tendo o mesmo mês de vencimento e o mesmo preço do exercício.

Garantias

As garantias podem ser :

  • Em dinheiro ( margem remunerada);
  • Carta de finança bancária;
  • Títulos públicos federais;
  • Certificado de ouro;
  • Outros ativos de critério da Bovespa.

Horário das Negociações

As opções são negociadas no mesmo horário de compra e venda das ações-objeto no mercado à vista. Certas séries, porém, podem estar sujeitas às restrições, por determinação da BOVESPA, que impliquem a suspensão, o fim da negociação de qualquer série de opções ou até mesmo da própria ação-objeto.

Negociação de Opções: Quando uma série de opções tem sua negociação em pregão autorizada, permanece válida até o seu vencimento, embora possam ser introduzidas novas séries, com diferentes preços de exercício. A Bolsa pode, porém, suspender, a qualquer instante, as autorizações para lançamento e/ou negociação.

Isso em geral acontece com as séries que não apresentam posições em aberto e cujos preços de exercício sejam muito diferentes dos preços de mercado. Séries com posições em aberto não têm sua negociação suspensa, salvo em casos especiais.

As operações no mercado de opções somente podem ser efetuadas por sociedade corretora autorizada pela bolsa, observando-se, na sua realização, o disposto no Regulamento de Operações no Mercado de Opções.

São permitidas operações de “day-trade”, ou seja, a compra e a venda da mesma série, em um mesmo pregão, por uma mesma sociedade corretora e por conta de um mesmo comitente (aplicador). A liquidação dessas operações, exclusivamente financeira, é feita pelo saldo. No dia do vencimento da opção não é permitida a realização de tais operações.

A B3, segundo o regulamento vigente, pode impor restrições ao mercado de opções sempre que for aconselhável considerados o interesse do mercado, a proteção do investidor ou o objetivo de manter o mercado justo e ordenado.

A suspensão da ação-objeto no mercado a vista implica, normalmente, a suspensão das negociações com suas opções. A suspensão das negociações com suas opções, entretanto, pode acontecer independentemente do comportamento da ação no mercado a vista, sempre com o objetivo único de regular o comportamento do mercado de opções.

Saiba mais: Objetivos e Riscos do investimento em Opções

Saiba mais sobre o mercado de opções