Papel e Celulose – Relatório Setorial

2018-07-27T09:28:46+00:00 25/07/2018|Empresas e Setores|

Indústria papeleira sofre com deterioração do cenário econômico doméstico, agravado pela greve dos caminhoneiros.

Diferente de momentos anteriores, a atual conjuntura doméstica, que vinha favorecendo as projeções de crescimento das vendas de papelão ondulado, começa a demonstrar sinais de arrefecimento. A deterioração da economia interna agravada pelo cenário político conturbado, somado a greve dos caminhoneiros, tem influenciado de forma negativa as projeções de crescimento para as vendas do setor. Antes da greve a ABPO estimava crescimento de 3,8% nas expedições de papelão ondulado. Após a greve, a entidade publicou redução de 1 ponto percentual, esperando agora crescimento de 2,8% para este ano, valor o qual acreditamos que venha ainda mais pressionado neste ano.

Para o mercado de celulose, permanecem os bons fundamentos, os quais sustentam a alta do preço da commodity favorecendo as exportadoras brasileiras. Citamos: i) Forte demanda, principalmente na China, mas com a Europa também se destacando; ii) menor oferta em função de algumas paradas programadas pontuais e níveis de estoque relativamente estáveis e iv) vantagem comparativa dos players brasileiros em relação aos custos de produção.


Clique para acessar o Relatório Completo:

Relatório Completo – PDF




DISCLAIMER
Este relatório foi preparado pela Planner Corretora e está sendo fornecido exclusivamente com o objetivo de informar. As informações, opiniões, estimativas e projeções referem-se à data presente e estão sujeitas à mudanças como resultado de alterações nas condições de mercado, sem aviso prévio. As informações utilizadas neste relatório foram obtidas das companhias analisadas e de fontes públicas, que acreditamos confiáveis e de boa fé. Contudo, não foram independentemente conferidas e nenhuma garantia, expressa ou implícita, é dada sobre sua exatidão. Nenhuma parte deste relatório pode ser copiada ou redistribuída sem prévio consentimento da Planner Corretora de Valores. O presente relatório se destina ao uso exclusivo do destinatário, não podendo ser, no todo ou em parte, copiado, reproduzido ou distribuído a qualquer pessoa sem a expressa autorização da Planner Corretora.

As opiniões, estimativas, projeções e premissas relevantes contidas neste relatório são baseadas em julgamento do(s) analista(s) de investimento envolvido(s) na sua elaboração (“analistas de investimento”) e são, portanto, sujeitas a modificações sem aviso prévio em decorrência de alterações nas condições de mercado.
Declarações dos analistas de investimento envolvidos na elaboração deste relatório nos termos do art. 21 da Instrução CVM 598/18:
O(s) analista(s) de investimento declara(m) que as opiniões contidas neste relatório refletem exclusivamente suas opiniões pessoais sobre a companhia e seus valores mobiliários e foram elaboradas de forma independente e autônoma, inclusive em relação à Planner Corretora e demais empresas do Grupo.